Como tirar passaporte brasileiro?

Saiba passo a passo como tirar seu passaporte

Tirar o passaporte é a primeira coisa que se deve pensar, quando se fala em conhecer um novo país. A saída do Brasil causa dúvidas em muitas pessoas que pensam na possibilidade de construir uma nova trajetória em um lugar novo, ou até mesmo para aqueles que querem viajar para conhecer e ter uma experiência marcante em sua vida. Por isso, seguem algumas dicas para que essa viagem seja tranquila e sem preocupações.

1º Passo: Documentação

Você deve ter em mãos um documento original com foto.  Esses documentos podem ser: Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso você tenha mudado de nome recentemente, é necessário levar também a Certidão de Casamento para a comprovação. O CPF também é necessário, uma vez que não conste em nenhum dos documentos anteriores, caso contrário, não é necessário a portabilidade do documento. Para os naturalizados, é preciso levar a Certidão de Naturalização.

Para os homens, é de suma importância que estejam regularizados com a Junta de Serviço Militar de seu estado, que é responsável pelo alistamento dos jovens a partir de 18 anos. Você pode consultar mais informações sobre a regularização do seu alistamento aqui. Os homens também devem estar em dia com seu título de eleitor. Clique aqui para saber mais informações sobre seu título eleitoral, no site do TSE.

2º Passo: Pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

Entre no site da Polícia Federal. 

No site você irá encontrar um formulário que exige o preenchimento das suas informações pessoais, como: nome completo, nome da mãe, nome do pai, data de nascimento, estado civil, nacionalidade, país, cidade, entre outras informações adicionais. Após o preenchimento e confirmação das informações fornecidas, o site gerará um protocolo da solicitação e um código de barras da Guia de Recolhimento da União (GRU) para que o pagamento seja realizado.

3º Passo: Taxa GRU

A taxa da GRU é de R$257,25. Este valor pode sofrer reajuste de acordo com as regras internas da Polícia Federal.  Após o pagamento da via, o sistema liberará em até 24 horas, o agendamento para atendimento no site da Policia Federal. Pague a taxa para passar para o próximo passo.

4º Passo: Agendamento

Após o pagamento da taxa do GRU, é necessário que você acesse novamente o site da Polícia Federal e clique em “Passaporte” do lado esquerdo da tela. Depois, clique em  Agendamento. Você deve preencher os três campos com seu CPF, Nº de Protocolo e Data de Nascimento. Após o preenchimento, o site fornecerá postos de atendimento que se encontram disponíveis, horário de atendimento e localização. Escolha aquele que se encontra mais perto de você, para o atendimento se tornar mais rápido e prático.

5º Passo: Comparecimento ao posto de atendimento da Polícia Federal

Você deve comparecer ao posto de atendimento escolhido no site, com todas as documentações necessárias citadas no 1º Passo. É importante lembrar que, mesmo que seja raro, existe a possibilidade da apresentação do comprovante de pagamento do GRU, portanto, previna-se e leve-o juntamente com o restante da documentação. Para crianças com menos de 3 anos, é necessário que seja levada uma foto 3×4. Caso contrário, a foto será tirada no local.

Após o comparecer ao posto de atendimento, é só aguardar o prazo de até seis dias úteis para que seu passaporte esteja pronto! Agora, se estiver ansioso com a chegada do seu passaporte, é possível consultar onde ele está clicando aqui. Basta preencher o número de protocolo gerado no site e seu CPF.

6º PASSO: Retirando o passaporte

Para retirar o passaporte, você deve comparecer ao posto de atendimento da Polícia Federal. Basta levar um documento original com foto, e pronto! Vualá! Agora, com o passaporte em mãos, você poderá escolher seu destino sem preocupações!

Em caso de dúvidas, fique a vontade para visitar o site da Polícia Federal. Tem alguma reclamação? Mande um e-mail para: faleconosco@dpf.gov.br, ou acesse a Ouvidoria.


Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *