IMIGRAÇÃO

Imigração nos Aeroportos Americanos

Saiba tudo sobre como se portar na entrevista e as perguntas que serão feitas

A imigração para os EUA exige certos cuidados. Os processos estão cada vez mais rígidos para a sua viagem ser possível acontecer sem nenhum problema. Os aeroportos pedem para que haja uma entrevista com os agentes do CBP – U.S. Customs and Border Protection. O CBP faz parte do governo americano que exerce o direito da sua entrada e saída legal do país. 

Para passar por essa etapa, você já deve ter passado pela Emissão do Passaporte, Preenchimento da DS-160 e Entrevista no Consulado para a Emissão do Visto.

Confira abaixo algumas dicas pra você aproveitar a viagem!

Durante a viagem, você receberá um formulário do CBP para ser preenchido e entregue na entrevista da imigração. Ele consiste em uma declaração que a alfândega fornece para o imigrante e é conhecida como “BBP – 6059B”. Caso você seja brasileiro, não fale inglês, e a viação for brasileira, o formulário será entregue em português. É importante que você preencha durante a viagem, para que na hora da entrevista ele já esteja pronto. Caso você esteja acompanhado de mais pessoas, adicione o nome delas no formulário.

Fila da imigração

Quando você desembarcar terão duas filas. Uma será destinada para os cidadão que são americanos (US Citizens), a outra para os visitantes (All Other Passports ou Visitors) e os brasileiros. Ela costuma ser demorada, pois todos que desembarcam devem, necessariamente, fazer a entrevista. Mas fique tranquilo, com certeza você terá a resposta no mesmo dia.

Como fazer os procedimentos serem mais rápidos?

Existem algumas formas de fazer com que seja mais rápido o seu atendimento após a fila. Dentre eles, já fique com seu passaporte e formulário preenchido na mão, passagem de volta, voucher do hotel, seguro-viagem, carro e caso esteja de chapéu, retire-o.

Entrevista 

Você deverá aguardar o chamado na linha amarela. Quando chegar a sua vez, vá e entregue ao oficial da imigração o formulário preenchido e o passaporte. É importante que você saiba falar inglês ou espanhol, isso tornará muito mais fácil e rápida a sua entrevista. Claro que nem todos são familiarizados com a língua, por isso, se for o seu caso, peça ao oficial da imigração que fale devagar ou que fale em espanhol, uma vez que é uma língua mais próxima do português. Se mesmo assim você não conseguir compreender, será solicitado um intérprete.

Algumas perguntas serão feitas a você. Essas perguntas fazem parte da entrevista, a fim de saber quem é você, de onde veio, para onde vai, quanto tempo ficará no país, qual o motivo da sua ida, qual trabalho você terá, se está sozinho, quanto de dinheiro carrega com você, entre outras.

Dicas

Tudo o que você disser na entrevista pode ser usado contra você. Então, preste bem atenção em como você responderá cada pergunta. Para isso, atente-se às perguntas feitas, mantenha calma para não responder nada errado e parecer nervoso, procure responder as mesmas coisas que respondeu na entrevista do consulado, tente ser paciente e não discutir com o oficial, não leve nenhum alimento e não carregue mais de US$10.000 em dinheiro. Tente ficar tranquilo para não transparecer nervosismo e isso atrapalhar sua entrada no exterior.

Após a entrevista

Quando a entrevista acabar, o atendente registrará suas impressões digitais no sistema e você deverá tirar uma foto. Seu formulário e passaporte serão carimbados para identificar a autorização de sua entrada no país de forma legal. Mantenha-os em suas mãos pois você deverá entregá-los para o oficial na saída do aeroporto.

Depois, você terá que pegar sua bagagem na “Baggage Claim”. Sua mala estará na esteira por onde passam todas as malas. Cada esteira terá a identificação correspondente à sua companhia, então procure pelo nome da viação que o levou até o local da entrevista com o oficial. Depois de pegar as malas, vá até a saída para passar pela última checagem. Pegue suas malas e vá para a saída, onde terá a ultima checagem.

Na última checagem… 

Nessa etapa, você terá que passar pelas autoridades da CBP. Pode acontecer da sua mala ser checada com um cão farejador, caso os policiais decidirem. Quando estiver com as autoridades da CBP, eles farão a você mais algumas perguntas, mas dessa vez, poucas. Elas são semelhantes às perguntas feitas pelo oficial.

Para pegar as malas, você deverá entregar o formulário e passaporte já carimbados. Não se esqueça de não usar boné nem chapéu, só coloque-o quando todos os procedimentos de entrevista acabar.

Pronto! Você já está prontíssimo para curtir a sua viagem sem preocupação com mais nada, além de decidir qual lugar visitar primeiro! São muitas opções, confira algumas nos links abaixo.

Autoria: Fernanda de Paula

Veja também:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta