O que é o Social Security?

O Social Security Number é equivalente ao CPF no Brasil. Ele é um número de identificação do contribuinte e é um documento muito importante nos Estados Unidos. Ele está ligado a permissão de trabalho nos EUA. É com esse número que é gerado um histórico de crédito da pessoa. Então, tudo o que você compra, tudo o que você financia ou aluga, vai gerando um histórico de crédito. E esse histórico que vai te beneficiar ou te atrapalhar no futuro. Quanto melhor o seu histórico de crédito, mais baixo vai ser os juros que você vai pagar em financiamentos, como cartão de crédito ou financiamento de casa e carro. E também, quanto melhor o seu histórico, melhor será a sua linha de crédito. Seja no cartão, no banco, etc… Falamos mais sobre o Crédito nos Estados Unidos aqui.

Quem pode tirar o Social Security

Nem todo mundo pode tirar o Social Security. Alguns vistos específicos permitem, outros não. O Social Security está ligado à permissão de trabalho. Então todo visto de trabalho irá te dar um Social Security. Mas tendo o documento, não quer dizer que você pode trabalhar em qualquer lugar, mas apenas no que lhe foi permitido trabalhar, e isso vai estar no seu SSN. O número de Social Security é para a vida inteira, então, mesmo que mudar a permissão de trabalho, de uma empresa para outra, o seu documento será o mesmo, com o mesmo número, apenas mudará a permissão atrelada a ele.

Vistos que permitem o Social Security:

  • Visto de Investidor: EB-5, E-2, etc;
  • Visto de Trabalho: H-1B, EB-3, EB-4, etc;
  • Visto Religioso: R;
  • Visto U;
  • Vistos de Trabalho e Estudante F-1*, J-1 (em alguns casos);
  • Green Card;
  • Quem é cidadão terá um SSN como um brasileiro tem direito ao CPF no Brasil.

*Apenas alguns vistos de estudante permitem que o aluno tenha o Social Security, e na maioria das vezes, ele só tem permissão de trabalhar na escola em que estuda. O Social dele só vai valer para aquela escola, não servirá para trabalhar em outra coisa, como motorista de aplicativo, por exemplo. Nesse caso, é preciso pedir que a instituição de ensino emita uma autorização de trabalho para tirar o documento.

O Social Security só é válido enquanto a permissão de trabalho for válida. Embora seja o mesmo número a vida inteira, caso você adquira uma nova permissão de trabalho, quando a permissão vencer o Social também vence. Ele está sempre ligado diretamente à permissão de trabalho. Se pode trabalhar legalmente, se o governo deu permissão para isso, pode tirar o Social. Se não tem permissão, não pode tirar o Social. O Green Card, por exemplo, te dá um Social Security permanente. Ele não tem validade.

Qual a diferença entre Social Security e ITIN Number/Tax ID? 

Popularmente conhecido como Tax ID, mas seu verdadeiro nome é ITIN Number (Individual Tax Identification Number). Esse número está ligado a recolhimento de impostos. Ele é um número de identificação para quem vai prestar contas ao imposto de renda. O objetivo do ITIN Number é pagar impostos. Todo estrangeiro que obtiver receita nos EUA deve declarar o imposto de renda e pagar os devidos impostos.

Assim como o Social Security, o ITIN Number também é composto de nove dígitos e tem a mesma formatação e estrutura. Então, muitos imigrantes ilegais tentam dar o “jeitinho brasileiro” e colocar o ITIN Number no lugar do Social. Isso é totalmente errado! Quando descobrirem, irá gerar problemas.

O ITIN Number é unicamente para pagar impostos. Algumas empresas que pedem menos documentos, podem pedir o Social ou o ITIN na hora de contratar, mas são poucas as empresas que não exigem o Social Security. O ITIN também gera um histórico de crédito e é um documento essencial para os imigrantes. Falamos mais sobre o ITIN Number aqui.

Curiosidade: Todo o histórico de crédito do ITIN Number será passado para o Social Security assim que tiver permissão para tirá-lo. Ou seja, para quem já tem o ITIN, o Social Security já não começa zerado quando se adquire o documento.

Veja Também:

Deixe uma resposta