
Se você gosta de arte, tranquilidade e de tirar fotos de paisagens bonitas, então o Palácio Belas Artes não pode ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer em São Francisco, na Califórnia. O local é um dos edifícios mais fotografados da cidade e faz os visitantes ficarem encantados com suas enormes colunas no estilo greco-romano e sua arquitetura inspirada no estilo europeu.
História do Palácio
Após o trágico terremoto e os incêndios que devastaram São Francisco no ano de 1906, veio a necessidade de mostrar a todos que a cidade tinha conseguido se reerguer. Surgiu então a escolha da cidade para sediar a exposição Panamá-Pacifíco em 1915, primeira grande feira mundial do século. E foi na grandiosa exposição, que foi construído o Palácio Belas Artes, considerada a estrutura mais bonita do evento.
De acordo com o arquiteto californiano, Bernard Maybeck, a intenção era mostrar a “mortalidade do grandioso e a vaidade dos desejos humanos”. No dia da inauguração, cerca de 255.149 pessoas passaram pelo local para admirar e conhecer a obra, que foi feita com materiais frágeis, para durar apenas os nove meses da exposição, sendo prevista sua demolição após o término do evento.
Mas todo o charme e a beleza do Palácio fizeram com que os moradores de São Francisco se apaixonassem pelo lugar. Foi quando Phoebe Apperson Hearst fundou a “Palace preservation league”, uma organização para ajudar na preservação do edifício e evitar sua demolição.
No ano de 1964 o Palácio passou por uma enorme reforma, que demoliu a estrutura temporária, sobrando somente a de aço que envolvia o edifício. Uma réplica idêntica foi construída e a única diferença do original é a ausência de pinturas domo e os dois últimos pilares da estrutura da coluna. Em 2010 o local precisou passar por uma nova reforma, ganhando uma melhoria no lago que o cerca e uma proteção especial anti-terremoto.
Visita ao Palácio Belas Artes
Todo o espaço em volta do Palácio é tão charmoso e encantador quanto as enormes estruturas da construção. O local é cercado por jardins e lagos com vários cisnes, patos e até tartarugas. E toda essa clássica estrutura já fazia parte do projeto do arquiteto quando fazia seus desenhos originais para o Palácio. Bernard acreditava que as pessoas iriam visitar o local para ver “a água e as árvores”.
O passeio pode ser rápido, já que em menos de 1 hora você consegue conhecer todo o espaço, mas vale a pena estender um pouco mais a visita e fazer caminhadas tranquilas e até piqueniques no gramado em volta do edifício e principalmente tirar fotos incríveis das paisagens no local.
O Palácio Belas Artes é considerado um dos lugares mais românticos de São Francisco, por isso é bem comum encontrar noivos fazendo fotos em meio as grandiosas estruturas e competindo pelos melhores ângulos para as imagens. É comum inclusive ver casamentos sendo realizados no espaço.
A entrada no Palácio é gratuita e o local fica aberto de dia e também a noite.
Como chegar ao Palácio Belas Artes
O Palácio de Belas Artes fica no Distrito de Marina, área boêmia de São Francisco, perto do Parque do Presidio e da parte mais agitada da Chesnut Street. A maneira mais fácil de chegar até lá utilizando o transporte público é nos ônibus Muni nº30, 43,28 ou 29.
O local fica cerca de 3km do Fisherman’s Wharf, você pode ir caminhando (leva cerca de 20 minutos), ou se decidir ir de ônibus deve pegar o nº30 na Columbus Avenue e North Point, ir até a última parada em Divisadero & Chestnut e então estará a mais ou menos uns 5 quarteirões de distância.
Se você prefere ir de carro até o Palácio Belas Artes, poderá encontrar alguns estacionamentos próximos ao local. Nos estacionamentos que ficam atrás e ao norte do edifício a quantidade é limitada. Você terá mais sorte de encontrar uma vaga se chegar cedo ou se for nos dias de menor movimento.
Mas há outros estacionamentos gratuitos próximos, como o Marina Green, ao norte do Palácio na Yacht Road e há também um lote aberto ao público em Crissy Field que fica cerca de 5 minutos a pé do edifício.
Se você vier de fora da cidade, deve pegar o trem do metrô BART até a parada Montgomery, sair da estação e caminhar meia quadra pela Market Street até a Third Street, e então pegar o ônibus nº30.
Palácio Belas Artes no cinema
O Palácio já foi cenário de vários filmes famosos, como:
- Vetigo;
- Um século em 43 minutos;
- The Room;
- A marca;
- A Rocha.
Falando em arte, dentro do edifício há o Palácio do Teatro de Belas Artes. É uma espécie de casa de eventos, onde são realizadas todo mês diversas apresentações como concertos, shows de balé e de comédia, entre outros. A programação e os ingressos para os eventos estão disponíveis no site oficial do Teatro.