Visto americano B1/B2 de Turismo e Negócios

Saiba como conseguir seu visto de Turismo e Negócios

Viajar para outro país será questão de honra depois de descobrir como é fácil tirar seu visto! É importante entender que existem dois tipos de vistos. O  B1, é direcionado para aquelas pessoas que vão viajar para uma reunião de negócios, ou até mesmo, participar de eventos. O B2 é focado para as pessoas que precisam de atendimento médico fora do país.

O que é o visto americano B1?

O visto americano B1 disponibiliza a oportunidade de participar legalmente de reunião de negócios, eventos, feiras, serviços de engenharia, palestras, conferências e estágios. Porém, os vistos de categoria B, não legitimam a ação de trabalhar nos EUA, mas sim, uma viagem com um propósito temporário. Para que o visto B1 seja possível, é necessário fazer a solicitação da carta da empresa referente, bem como a entidade que você estará associado. Nela, você deve explicitar as intenções da viagem.  Para solicitar o visto que permite que você trabalhe e mantenha atividades remuneradas em outro país, você pode clicar aqui para entender qual tipo de visto será o mais adequado.

O que é visto americano B2?

Já o visto B2, é aconselhado para aquelas pessoas que desejam conhecer outro país. Os turistas que desejarem, devem solicitar o visto B2 para legalizar sua estadia no local. Além disso, você deverá pagar uma taxa no valor de $165.00, referente ao Sistema Eletrônico de Imigração (USCIS). Para saber mais sobre como emitir o formulário de preenchimento, taxas e procedimentos adicionais, acesse o Sistema Eletrônico de Imigração.

Como tirar o visto americano B1/B2?

Primeiro você precisa preencher o formulário DS-160. Nele, será solicitado que você preencha seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, estado civil e endereço, onde trabalha, onde estuda e algumas perguntas sobre a viagem. Depois, você precisa pagar a taxa de solicitação de visto, no valor de $160.00.

Ela pode ser paga pelo cartão de crédito, caso seja paga no site de agendamento de entrevista ou por telefone, consulte os números aqui, e também por boleto bancário. Saiba mais sobre os tipos e valores das taxas clicando aqui.  Posteriormente, você precisará agendar o dia e local de sua entrevista nos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Vistos (CASV).

Antes que a entrevista seja realizada, serão coletados de você dados biométricos e uma fotografia, no CASV. Nesse dia, você deverá levar seu passaporte atual, página impressa com o formulário, comprovação do pagamento do DS-160 e a página de confirmação de agendamento também impressa. Depois, você fará a entrevista na embaixada. É recomendado que os solicitantes até 13 anos de idade, ou mais de 80 anos, podem ter alguém que o represente para a entrega da documentação. Já os que estão entre essa faixa etária, de 14 a 79 anos, podem comparecer sozinhos.

Chegando lá…

Chegando lá, você será entrevistado e poderá saber no mesmo dia se a solicitação foi aceita ou não. Se ela for aceita, você terá o passaporte com o visto em, no máximo, 10 dias úteis para ser retirado. Você pode consultar o status do seu pedido pela página do Centro de Aplicações Eletrônicas Consulares (CEAC).

Em geral, no fim da entrevista, você terá o veredito: seu visto aceito ou não aceito. Se for negado, volta com o seu passaporte para casa. Caso seja aceito, o passaporte com o visto é entregue em até dez dias úteis. Existe ainda uma terceira opção: é quando sua situação precisará de uma análise mais profunda. Se esse for o caso, você também será informado ao fim da entrevista. Depois, para checar o status da solicitação, acesse a página de status do Departamento de Estado dos EUA. Os passaportes serão devolvidos segundo a opção de entrega selecionada por você no sistema de agendamento. Quem escolheu retirar o passaporte no CASV receberá um e-mail com as instruções quando o documento estiver pronto.


Veja Também: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *